quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um Roteiro Simples Para a Observação do Céu

Por Eduardo Rocha, MPEA/IAG/USP.


           A Astronomia, por sua universalidade e por seu caráter inerentemente interdisciplinar, é de fundamental importância para uma formação minimamente aceitável do indivíduo e cidadão do mundo atual – intrínseca e profundamente dependente da ciência e das tecnologias. Muitos professores da educação básica evitam trabalhar com temas astronômicos por desconhecerem os conteúdos básicos referentes ao ensino de Astronomia ou por falta de atividades prática que possam consolidar o que foi aprendido pelo aluno no campo das ciências astronômicas. Para isso preparamos um roteiro bem simples que pode ser trabalhado com alunos do ensino fundamental.



Roteiro de Observação do Céu


Público Alvo: Escola, alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental.

Disciplinas Envolvidas: Geografia e Ciências

Objetivos: Observar os mares da Lua e entender a relação entre suas características e a sua formação. Entender também a influência da Lua sobre as marés da Terra.

Instrumentos: ETX MEADE 90 Maksutov-Cassegrain, Mapa da Lua.

Providências: Verificar em programas de Mapas Celestes a posição da Lua favorável à observação para o horário que os seus alunos possam comparecer.

Procedimento: Antes de apresentar aos alunos as questões que eles irão responder, seria bom fazer um levantamento das ideias prévias de cada um em relação ao satélite natural.

1.      A Lua pode influência o planeta Terra? E vice e versa?
2.      Você consegue distinguir tipos diferentes de superfície na Lua?
3.      Cite os aspectos de cada um desses dois tipos de superfície.
4.      Como a formação da Lua está relacionada com esses aspectos?

Apontar o telescópio para parte que contenha dentro do campo de visão, uma região de um mar lunar e outra região do solo lunar ao mesmo tempo. Se não for possível, mesmo utilizando uma ocular de pouco aumento, faça duas observações, uma para cada região. Deixe que cada aluno observe através do telescópio por cerca de 1 minuto.

Resultado esperado: Espera-se que o aluno perceba claramente as diferenças entre os mares lunares e as regiões mais antigas da Lua. Sendo as principais diferenças: mares são mais escuros, mais lisos, com menos crateras e parecem ser as regiões mais baixas do relevo lunar, ou seja, típico de grandes derramamentos basálticos.

Interdisciplinaridade: Além das disciplinas Ciências e Geografia, pode-se também trabalhar em parceria a disciplina História, abordando o avanço no estudo da Lua em decorrência da disputa entre EUA e URSS no período conhecido como guerra fria. Em Português poderia ser desenvolvido um texto destacando a importância do desenvolvimento da Astronomia para o avanço da humanidade.

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