terça-feira, 10 de junho de 2014

A Astronomia como motivadora para o ensino de Física no Ensino Médio

        
            Nosso maior desafio como professores de Física do Ensino Médio é tornar a disciplina atraente aos olhos dos alunos. Mas como realizar esta tarefa e competir com toda a tecnologia disponível hoje em dia? Vamos discutir uma ferramenta que pode tornar o ensino de Física mais significativo e atrativo.... Vamos dar vida à Física....

             A necessidade do ser humano de se conhecer, conhecer o mundo que o cerca e ser capaz de agir conscientemente sobre este mundo, torna o ensino de ciências imprescindível. Neste contexto o ensino de Física ganha importância como um agente determinante para formação de novos cientistas. Predomina, então, a necessidade de aproximar o estudante do ensino médio das disciplinas envolvidas na evolução científica. Durante sua vida, os alunos constroem suas concepções sobre o funcionamento do mundo, baseados em suas experiências diárias. O papel do educador é identificar as possíveis lacunas/equívocos existentes neste conhecimento empírico, e auxiliar em sua remodelação/reconstrução, de modo a torná-lo coerente com o conhecimento cientificamente aceito. Atividades práticas tornam-se uma ferramenta muito útil para comprovar ou criar uma dúvida sobre os pré-conceitos acerca do assunto que demonstram, neste momento o professor tem a possibilidade de apresentar uma nova perspectiva, gerar dúvidas, mediar discussões e sintetizar novas conclusões sobre o assunto. A possibilidade de interagir com o fenômeno torna a Física mais próxima do estudante, diminuindo a aversão que a maioria tem da disciplina, e demonstrando que este não é um conhecimento a parte de nossas vidas, mas determinante para a evolução de nossa sociedade nas diferentes áreas de atuação humana. 


Fonte: http://www.consecti.org.br/destaques/didatica-inclusiva-ensino-fisica/

              Uma destas áreas é a Astronomia, que por si só atrai a atenção dos alunos, tornando-se útil como ferramenta para a abordagem de conceitos físicos, contextualizando e dando utilidade aos conhecimentos adquiridos.

Fonte: http://www.astronomiaqui.com/2012/10/astronomia-na-juventude_20.html

Com base nisso, a Astronomia tem um papel muito importante por tratar-se de um campo do conhecimento humano que desperta grande curiosidade por parte dos alunos do Ensino Médio. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de Física, em nível médio deve ocorrer de modo que: 

“...contribua para a formação de uma cultura científica efetiva, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza como parte da própria natureza em transformação. Para tanto, é essencial que o conhecimento físico seja explicitado como um processo histórico, objeto de contínua transformação e associado às outras formas de expressão e produção humanas. É necessário também que essa cultura em Física inclua a compreensão do conjunto de equipamentos e procedimentos, técnicos ou tecnológicos, do cotidiano doméstico, social e profissional.”

            Mas como utilizar os conceitos de Astronomia em sala de aula?

Fonte: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/argus/escolas.php

            Uma ferramenta muito interessante é o Projeto Educacional Telescópio na Escola (TNE). Tem como objetivo principal “o ensino em ciências utilizando telescópios robóticos para a obtenção de imagens dos astros em tempo real”.

Fonte: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/

 O Projeto possui atividades pré-elaboradas para serem utilizadas em sala de aula, o que não  impede  o professor de criar sua própria atividade. Na página do TNE o professor terá acesso às atividades disponíveis e aos telescópios que poderão ser utilizados. 

Com o projeto a ser desenvolvido em mente, é hora de escolher qual dos telescópios será utilizado e verificar qual o horário disponível, para isso é só visitar a página de cada um dos telescópios participantes e agendar a utilização: 
- Telescópio Robótico Argus - Valinhos/SP (IAG-USP)
- Miniobservatório Astronômico - São José dos Campos/SP (INPE)
- Observatório da UFSC - Florianópolis/SC (UFSC)
- AstroUEPG - Ponta Grossa/PR (UEPG)
- Galactus - Natal/RN (UFRN)

Visitem a página do TNE.....e deixem a Astronomia tomar conta das suas aulas de Física....

Aos que já utilizaram, ou utilizarão, esta ferramenta em suas aulas, mesmo em outras disciplinas, se possível, deixem suas impressões, comentários ou sugestões de utilização.

Profª. Clélia Scalon de Medeiros
MPEA - IAG/USP

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