segunda-feira, 12 de maio de 2014

CRIAR OUTRO MUNDO EM SALA DE AULA

Atividade de Astrobiologia com os alunos


Aqui vai uma sugestão de trabalho para ser feito após alguma aula ou atividade com uma visão geral sobre os planetas do Sistema Solar. Aprender sobre os planetas do Sistema Solar ganha muito valor se isso levar o aluno a refletir sobre como as condições do planeta regulam a sobrevivência das espécies viventes. Essa atividade pode ser facilmente aplicada até o 6º Ano do Fundamental. Ela gera uma interdisciplinaridade muito grande, principalmente com biologia e o sucesso depende de o professor entendê-la como um exercício de criação, ou seja, o que se espera do aluno não são conhecimentos prévios de Astronomia ou Biologia, mas uma atitude pensante e ativa diante dos impasses que surgem no processo criativo. Na apresentação final, os alunos têm uma "licença autoral" para ter uma proposta repleta de lacunas e pontos não resolvidos, desde que tenham uma idéia central bem coerente ou amparada por qualquer conceito que tenha sido aprendido em sala de aula (sempre haverá algo que se possa usar). O ideal é que professores de outras áreas estejam presentes na apresentação final. Uma maior envolvimento de outras áreas pode dar o aprofundamento necessário para que essa atividade possa ser aplicável até para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio.
Para o professor de Biologia há uma outra atividade que pode ser associada a essa.
Sendo flexível, a atividade pode ocupar uma a três aulas.

RESUMO: Os grupos irão criar, em desenhos e modelos de massa, um planeta hipotético e um respectivo ser vivente, a partir de características astronômicas escolhidas.Ao final cada grupo irá apresentar a seus colegas os resultados de sua criação.

PROCEDIMENTO:

O ideal é não contar aos alunos que eles irão criar um ser extraterrestre antes do momento certo. Somente após criarem o planeta, sem preocupações com as condições ambientais dele, é que será solicitada a criação do ser capaz de viver naquele planeta. A surpresa cria uma situação problema e um desafio. Essa é a essência pedagógica da atividade.

ETAPA 1

1- Distribuir Roteiros do Aluno e dividir em grupos de até seis alunos (máximo de seis grupos).

2 – Formados os grupos, distribua o material. Por grupo, temos:
      2 cartolinas em branco;
      1 Conjunto de lápis de cor e 1 Jogo de massa de modelar;
      1 lápis preto de desenho por aluno;

3- Explique que os alunos irão criar um planeta hipotético. Eles é que vão escolher as características do planeta. Cada grupo irá criar um só planeta. Anunciar que, no canto superior esquerdo de uma das cartolinas, cada grupo deve completar as lacunas com características astronômicas, por eles escolhidas.

São as cinco linhas que descrevem o planeta hipotético:
A. Presença de Estrela (temperatura, distância e tamanho comparados ao Sol);
B. Atmosfera do planeta (espessura e composição);
C. Massa do planeta (em massas da Terra);
D. Composição principal do planeta (minerais);
E. Tempo de existência.

4 - 2 ou 3 minutos para terminar;

ETAPA 2

5-Após terminarem, explicar que, a partir dessas características, devem criar um planeta com a provável vegetação, desenhando-o e apontando suas feições com setas ou até um texto auxiliar imerso no desenho (infográfico).

6- Agora, com base no habitat do planeta, devem desenvolver um ser vivente, inventar um extraterrestre devidamente adaptado, desenhando-o também na outra cartolina e destacando no desenho suas características biológicas. Os alunos devem entender também que, pelo fato de os trabalhos serem comentados depois, devem aproveitar esse momento para testar suas dúvidas sobre as possibilidades da vida extraterrestre. É permitido deixar dúvidas para a apresentação. A massa pode ser usada para moldar o extraterrestre.

7- Para esse trabalho, o grupo pode subdividir-se, cada grupo em três partes, cada uma encarregando-se de um desenho ou do modelo do extraterrestre. Teremos, assim, uma média de 2 alunos sobre cada obra.

8 - Avisar que o planeta e o extraterrestre devem ter um nome ou nome da espécie.

9 - Vinte minutos para terminar.

ETAPA 3

10- Findo o tempo de criação, os grupos irão fixar seus cartazes com seus modelos em exposição numa fachada à frente utilizando o varal de barbante e, um a um, os grupos serão chamados para explicar rapidamente, a todos, suas idéias.

11- Durante as apresentações, o(s) Professor (es) faz (em) suas observações sobre a coerência das criações, interferindo minimamente para isso (não exceda o tempo disponível, pense em quantos são os grupos e quanto tempo tem cada um).

15- Essa apresentação deve durar 20 minutos. Pode-se votar pelo melhor trabalho no final.

Um exemplo: Os alunos criaram um planeta sem atmosfera. A solução encontrada para o ser vivo é que ele consiga absorver oxigênio do solo através de patas digestoras.


Tempo mínimo
Explicações e Entrega de material.......................................05min.
Criação..............................................................................20min.
Apresentação.....................................................................20min.
Fechamento........................................................................05min.

Dificuldades
Administrar o tempo, de tal modo que os trabalhos se completem em tempo e, por outro lado, ninguém termine muito cedo, ficando desocupado.
Local para desenhar.

Dicas
Ficar passando nos grupos, de olho no relógio, encontrando soluções para grupos atrasados.
Aqueles que ficam desocupados podem ser remanejados para ajudar outros grupos. Sempre existem coisas pra colocar nos desenhos: Luas, plantas, explicações do ciclo de alimentação, intempéries para resolver etc.
Se todos atrasarem ou adiantarem juntos, o tempo pode ser resgatado administrando corretamente as apresentações.
Os comentários sobre os trabalhos devem ser construtivos, buscando evidenciar soluções criativas encontradas pelos alunos e mostrar a frágil presença da vida no planeta – Ecologia e Meio Ambiente.

Providências
Roteiros dos alunos, 1 Rolo de barbante, 15 Grampos de roupa, 1 relógio e Local limpo para a atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.