domingo, 6 de abril de 2014

HOJE É DIA DE IMAGEM ASTRONÔMICA

E chegou o momento de nossa imagem astronômica da semana!



Quem nunca olhou para a Lua Cheia, ao menos uma vez?


Velha conhecida que nos apresenta sempre a mesma face o tempo todo. Da Terra, é impossível observar seu outro lado, conhecido como Lado Oculto da Lua, ou Lado Afastado da Lua (erroneamente chamado de Lado Escuro da Lua),  que permanece desconhecido da população terrestre, bastante habituada com seu lado visível.
A Lua gira em torno de si mesma num tempo igual ao que leva para dar uma volta em torno da Terra. Este fenômeno é chamado de Rotação Síncrona, fazendo com que um mesmo lado esteja sempre voltado para a Terra.
Para saber mais sobre esta e outras características interessantes sobre nosso Satélite Natural, basta clicar aqui.


E vos apresento,... o outro lado da Lua!



Para obter  esta imagem tão nítida, um mosaico da câmera grande angular da Reconnaissance Orbiter Lunar composta por mais de 15.000 imagens foram adquiridas entre novembro de 2009 e fevereiro de 2011. A versão de mais alta resolução mostra características em uma escala de 100 metros por pixel. Surpreendentemente, a superfície áspera e golpeada do lado distante parece muito diferente do lado mais próximo que contém várias regiões escuras conhecidas como Mares Lunares. Grandes planícies na superfície da Lua. A explicação mais aceita é que a crosta do Lado Oculto é mais espessa, o que tornou mais difícil que o material fundido de seu interior fluísse para a superfície e compusesse uma quantidade tão grande de Mares quanto os que podemos observar de seu lado visível a partir da Terra. 



Postado por: Luiz Claudio
MPEA - IAG/USP

3 comentários:

  1. Vemos a parte mais 'atraente' da Lua!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Luiz! Texto bom para os professores. Minha sugestão, não só para esse post: Atividades ou plano de aulas para os professores fazerem com seus alunos, sempre que possível. Fica aqui uma sugestão para outra abordagem desse mesmo assunto. Quem sabe um teatrinho da lua síncrona?

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia ! Muito interessante abordar a questão da rotação síncrona mostrando o outro lado da lua.

    No entanto, note que novamente temos problemas com as figuras que não aparecem.

    A ideia do João Paulo é interessante. É possível, por exemplo, incluir um link para a atividade proposta pelo João Canalle em sua apostila "Oficina de Astronomia". Mas existem várias maneiras de abordar o tema e gostei da sua !

    Lys

    ResponderExcluir

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.