sexta-feira, 28 de março de 2014

Quero conhecer mais sobre Astronomia, o que o IAG me oferece?


Caro leitor,

     
    A postagem de hoje é para você que é professor, aluno ou entusiasta da astronomia e quer saber como pode ter um contato mais direto com os instrumentos e pessoas que fazem esta ciência no IAG.
   O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), além dos seus Cursos formais (Bacharelado em Astronomia; Mestrado Acadêmico em Astronomia; Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia e Doutorado em Astronomia) possui muitas atrações para o público externo, como atendimento ao público, observações do céu, cursos de extensão e palestras. Aqui vamos falar um pouco sobre as atividades acessíveis ao público que ocorrem dentro do IAG e no Observatório Abrahão de Moraes (OAM).



      Estou escrevendo sobre estes ambientes surgiu pois a ciência não estaria na minha vida hoje se não fosse por um Professor de física do ensino médio aficionado pelo Universo que me apresentou ambientes de ensino, pesquisa e divulgação da Astronomia. Ou seja, saber que as coisas existem faz sim toda a diferença.


1. Dentro do IAG:

I. Atendimento ao público em visitas monitoradas do IAG

     Desde quando o IAG era situado no bairro da Água Funda na Zona Sul de São Paulo, em meados da década de 80, são realizados atendimentos ao público mediante agendamento, são as “Visitas Monitoradas” que hoje são feitas duas vezes por semana. Atualmente o IAG/USP está localizado na Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária, na cidade de São Paulo/SP, onde os atendimentos são realizados.
    A atividade é GRATUITA e o público-alvo para este atendimento são as turmas do ensino Fundamental e Médio das Escolas de São Paulo, porém, a comunidade também é muito bem-vinda! As visitas são realizadas mediante agendamento por e-mail e possuem um limite mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas, basta escolher o tema e enviar um e-mail para a secretaria do IAG manifestando o interesse em participar.  Os temas disponíveis são: “Telescópios”; “Sistema Solar”; “Estrelas”; “Via Láctea e outras galáxias”; “A Origem do Universo” e “Como observar o céu”.
Você pode agendar as visitas nas terças ou quintas-feiras, elas iniciam as 19h e tem duração de 2h a 3h. Durante uma visita, dois monitores alunos da pós graduação do IAG são responsáveis pela realização de uma palestra e se o céu estiver limpo, sem nuvens, é possível observar os astros através de telescópios.
O Prof. Dr. Eduardo Cypriano, o qual também foi monitor do atendimento ao público durante sua graduação e atualmente é coordenador da atividade, quando questionado sobre um dos pontos a relevância da realização esta atividade, comentou que “é interessante por que é uma atividade que escolas noturnas podem fazer, geralmente é difícil excursão para escola noturna por que os museus estão fechados”. É importante lembrar que este retorno à sociedade faz parte de um dos tripés da Universidade que é  a Extensão, além disso, a busca por conhecimentos astronômicos é geral, existem diversas pessoas que estudam astronomia por conta própria e buscam o IAG para aprimorar seus conhecimentos, sobre isto o Prof. Dr. Cypriano ainda afirma que “a astronomia é uma ciência popularíssima, quantos físicos, químicos, filósofos e matemáticos amadores existem? Não existem clubes amadores de matemática, por exemplo, mas há diversos clubes de astronomia amadora.”.
A procura pelo atendimento geralmente é proporcional à divulgação realizada para o evento, no entanto, existem escolas que visitam diversas vezes, que, como afirma Regina Lacovelli, secretária do Departamento de Astronomia do IAG e responsável pelos agendamentos “sempre tem pessoas que elogiam, mandam e-mail, ligam, tem escolas que voltam com duas ou três turmas por semestre”. É uma ótima opção para os professores de escolas noturnas, professores que estão desenvolvendo temas de astronomia na sala de aula e também para toda a comunidade. Quer saber mais e agendar sua visita? Acesse: http://www.iag.usp.br/astronomia/atendimento e se inscreva.

II. Cursos de Extensão

O IAG também oferece cursos de extensão universitária abertos ao público externo, são três cursos regulares:
1. “Astronomia: uma visão geral” voltado para alunos de graduação em cursos de licenciatura e professores da educação básica e tem duração média de uma semana com aulas em tempo integral.
2. “Introdução à Astronomia e à Astrofísica” voltado para alunos e graduados em Ciências Exatas, possui duração média de uma semana.
3. “Astronomia para a Terceira Idade” é um curso gratuito voltado para pessoas acima dos cinquenta (50) anos de idade e faz parte do programa "A Universidade Aberta à Terceira Idade". Durante o curso é realizada uma abordagem geral da Astronomia, como Sol e Sistema Solar, Estrelas, Galáxias, Estrutura do Universo, Exoplanetas, Noções de Meteorologia e Geofísica. Não é necessário possuir conhecimentos prévios. 

  Ficou interessado em algum dos cursos? Para saber mais informações, valor dos cursos e períodos de inscrição, acesse: http://www.iag.usp.br/astronomia/cursos-de-extensao 


III. Seminários e Palestras

O Instituto também realiza seminários e palestras internas voltadas para os alunos da graduação e pós-graduação do IAG, porém, estas podem ser assistidas ao vivo pela internet através do portal IPTV da USP ou após sua realização, quando os vídeos são postados em canais do you tube. Clique nos links de cada seminário para saber mais detalhes e a programação:

a) Astronomia ao Meio Dia
São realizadas palestras com linguagem acessível e voltadas para estudantes de graduação todas as quintas-feiras ao meio dia (12h), geralmente no auditório do bloco G. Para conferir a programação acesse: http://www.iag.usp.br/astronomia/astronomia-meio-dia. Para assistir as palestras já realizadas, acesse o canal do you tube. 

b) Seminários de Ensino de Astronomia
Realizados quinzenalmente nos dias de segunda-feira as 17h, os seminários de Ensino de Astronomia tem suas apresentações transmitidas ao vivo pelo IPTV da USP. Saiba mais em: http://www.iag.usp.br/astronomia/seminarios-de-ensino-de-astronomia 

c) Seminários de Astronomia
Realizados às quartas-feiras, a partir das 14:00, no Auditório IAG com suas apresentações transmitidas ao vivo no IPTV da USP. Saiba mais em: http://www.iag.usp.br/astronomia/seminarios-do-departamento-de-astronomia 

2. Observatório Abrahão de Moraes

     O Observatório Abrahão de Moraes - OAM do IAG/USP está localizado no município de Valinhos – SP e recebe este nome em homenagem ao Prof. Abrahão de Moraes (1915-1970), astrônomo e matemático, Professor Catedrático da Escola Politécnica da USP e diretor do IAG-USP. Desde a sua fundação em 1972 vem realizando funções de laboratório científico e também difusor do conhecimento através de suas atividades de ensino e divulgação científica. Atualmente o OAM está sob a direção do Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira. Para saber mais sobre as atividades de pesquisa realizadas pelo Observatório, visite o site: http://www.observatorio.iag.usp.br 


I. Telescópios na Escola - TNE

     O TNE é um projeto extremamente integrador e interessante para os professores que pensam em introduzir seus alunos no meio científico desde cedo. Com o Telescópios na Escola é possível acessar remotamente (de qualquer lugar do Brasil – ou fora dele) um telescópio e realizar imagens dos astros. Atualmente existem sete instituições com telescópios disponíveis para o projeto, dentre elas está o IAG com o Telescópio Argus em Valinhos-SP. Mas se você não sabe como utilizar, não se preocupe, há sugestões de projetos e basta entrar em contato para saber todos os detalhes: http://www.telescopiosnaescola.pro.br/argus/index.php
       
      Em uma breve entrevista com a Prof.ª Drª Vera Jatenco do IAG, uma das responsáveis pelo projeto, a mesma falou um pouco sobre a criação do mesmo, “O IAG foi o carro chefe, foi feito um projeto piloto, a Fundação Vitae contribuiu com auxílio financeiro e os coordenadores adquiriram os telescópios que foram mandados para todas as instituições ligadas ao projeto e em contrapartida cada lugar ia montar sua estação de observação remota. A nossa ficou em Valinhos-SP, com o telescópio Argus. Houve auxilio da FAPESP para reformar a cúpula onde hoje fica o Argus e terminado o projeto piloto, cada uma das instituições foram sozinhas arrumar a verba, todos fazem parte do mesmo projeto mas individualmente cada um faz a sua parte.”. 
    
   Sua escola também pode participar! O Telescópio Argus tem atendido muitas escolas do Brasil inteiro e a expectativa é de que os números aumentem ainda mais. Para utilizar basta solicitar um tempo, as observações começaram em Março, acesse o site e reserve já!

II. Atendimento ao Público com Observação do Céu

     O Observatório é originalmente um ambiente de pesquisa, porém, realiza gratuitamente atividades de atendimento ao público desde 2007. Para participar da visita é necessário ligar e agendar, tanto grupos escolares quanto a comunidade em geral podem participar. Para visitar os interessados devem agendar suas participações pelos telefones: (19) 38761444, de segunda a sexta das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 ás 17:00 horas.

a) Noite com as Estrelas

     Esta atividade é realizada uma vez por mês no final de semana da Lua Crescente, nestas noites é possível agendar visitas ao OAM na sexta-feira, no sábado e no domingo. Os visitantes são recebidos por alunos da pós graduação do IAG e alunos bolsistas de graduação de diversos cursos que organizam as observações do céu com os telescópios. Nos dias nublados ou chuvosos, os visitantes não perdem a viagem! Podem assistir uma Palestra sobre algum tema Astronômico e/ou fazer um “tour” visitando os instrumentos de pesquisa do OAM. 
Saiba mais detalhes: http://www.observatorio.iag.usp.br/index.php/ensdiv/noite.html 

b) Atendimentos Diurnos

    As escolas podem agendar visitas diurnas ao OAM, para assistir palestras e conhecer os instrumentos, estas podem ser realizadas a qualquer dia da semana, também mediante agendamento prévio. As visitas ocorrem das 8:00 às 17:00 horas e duram em média 1 hora e 30 minutos. Saiba mais: http://www.observatorio.iag.usp.br/index.php/ensdiv/diurno.html 

O OAM também realiza alguns eventos esporádicos como o “Dia de portas abertas” onde qualquer pessoa pode visitar das 10h às 22h sem agendamento prévio; Excursões didáticas para alunos da Graduação em Astronomia ou Pós-Graduação do IAG e participações em eventos como a tradicional “Festa do Figo” de Valinhos-SP. Sempre vale a pena visitar o Observatório, leve sua turma.
Enfim, foram listadas algumas das atividades oferecidas pelo IAG/USP para o público externo, toda a comunidade e as escolas podem ter acesso a Astronomia e o IAG contribui ativamente para a popularização desta ciência. Venha nos visitar! Existem também outros ambientes com Planetários e visitações para observação do Céu, porém, para não nos alongarmos mais, deixo todos os sites dos locais:

Estação Ciência/USP: http://www.eciencia.usp.br
Parque Cientec/USP: http://www.usp.br/cientec/index.htm 
Observatório Abrahão de Moraes: http://www.observatorio.iag.usp.br 
IAG/USP: http://www.iag.usp.br 


Kizzy Resende
MPEA - IAG/USP

2 comentários:

  1. Olá, Kizzy. Meu nome é André e trabalhei com o Irineu Gomes Varella no Planetário do Ibirapuera. Parabéns pela matéria. Muito informativa. Aproveito para complementar com mais um endereço, para quem estiver em São Carlos e região. Há o Observatório Dietrich Schiel, do CDCC/USP - campus de São Carlos, que é um observatório totalmente voltado à divulgação de Astronomia e abre para o público escolar de terça à quinta e para o público espontâneo de sexta à domingo das 20 às 22h. Mais informações no site: www.cdcc.usp.br/cda.

    ResponderExcluir
  2. Kizzy, acho que com esse texto você incluiu realmente tudo que oferecemos aqui no IAG.

    Apenas gostaria de fazer uma atualização importante.

    A partir desse semestre o curso de extensão para professores e alunos de licenciatura (Astronomia: uma visão geral) será oferecido ao longo de 10 sábados.

    Essa estratégia veio para atender melhor os professores que não terão mais que comprometer suas férias para estudar astronomia. Além disso trabalhamos o conteúdo para incluir mais atividades práticas.

    Abraços, Lys

    ResponderExcluir

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.